Outubro Rosa

Em 1990, nos EUA surgiu o movimento Outubro Rosa. Esse movimento é pra alertar todas a população para o controle sobre o câncer de mama. Nesse mês de outubro vai rolar palestras informativas, campanhas nos principais institutos contra o câncer, caminhadas, corridas, prédios rosas, enfim, um monte de coisa para alertar todo mundo sobre a prevenção do câncer de mama.

Vale lembrar que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro.

auto-exame-de-mamaPara todas as mulheres sempre importante lembrar fazer a mamografia no seu médico de confiança (principalmente para quem tem mais de 35 anos) e o autoexame em casa sempre! Durante o autoexame é possível verificar se há a presença de algum caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres podem e devem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Por isso o auto exame é muito importante, pois a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

E pros homens, importante lembrar que mesmo sendo menos, o câncer de mama acontece nos homens também! Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor, pele ondulada ou enrugada, retração do mamilo, vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo e inchaço nos linfonodos axilares.

Então aproveitemos o mês de Outubro e vamos nos informar, nos examinar, nos cuidar e cuidar dos próximos. Lembre tias, tios, avós, primos, amigas e irmãs e vamos fazer o mês de outubro ser rosa <3

Deixe um comentário