Sobre nossa criação

Li alguns textos dia desses na interwebs e to trazendo uma reflexão sobre a nossa criação.

Somos criados para competir.

1be85df28fcf257c0e36b8827da63a16Desde crianças, nossos pais e professores nos estimulam a sermos os melhores da sala, a sermos melhores do que nossos coleguinhas, a tirarmos as melhores notas e termos o melhor comportamento.

Em casa, sempre fui estimulada a ter boas notas e notas iguais ou melhores do que da minha irmã. No final do ano, meus pais davam um presente pra quem tinha ido melhor na escola e pra quem tivesse tido o melhor comportamento. Isso fez com que durante anos eu e minha irmã competíssemos por pura besteira.

Aliás, quando estava na pré-escola, quem terminasse a cartilha antes do final do ano, ganhava uma medalha de Honra ao Mérito. Imagina a competição que gerava entre as crianças e para quem não ganhava, gerava decepção.

competição – concorrência a uma mesma pretensão por parte de duas ou mais pessoas ou grupos, com vistas a igualar ou esp. a superar o outro.
colaboração – trabalho feito em comum com uma ou mais pessoas; cooperação, ajuda, auxílio.

Aí você cresce, e arranja um emprego, e o que tem nele? Pura competição. Competição pelo cargo, para ser promovido, para se destacar. Os líderes influenciam a competição o tempo todo, fazem comparações, instigam as pessoas a competirem. Ai competimos para termos a melhor casa, o melhor carro, os melhores empregos, os melhores filhos. Até mesmo no trânsito há um certo ar de competitividade, que faz com que você não dê passagem para alguém (tem um pouco de má educação nisso também). Enfim, é um ciclo infinito.

Está em nossas raízes. Competimos o tempo todo.

4bc473e626e80a88172dc9710365db4cE quando nos tocamos e analisamos tudo que fizemos e fazemos, é muito estranho, porque é uma competição onde ninguém ganha. E depois de se tocar disso, de que estamos competindo a vida toda por nada – temos um novo conflito interno para resolver que é o de nos livrarmos dessas amarras competitivas que estão fortes em nossas cabeças.

E quando você passa a se livrar dessa competitividade, você abre espaço pra empatia, pra solidariedade, pro carisma, pra ajuda, pros sentimentos bons. Você passa a enxergar parceiros e não “inimigos”. Você descobre que pode fazer junto, que não precisa passar a perna em ninguém e nem competir com seus amigos, que todo mundo pode ser feliz e fazer as coisas do seu jeito.

É complicado, porque é um exercício difícil, que tem que ser praticado todos os dias. Mas é um exercício que devemos fazer, para nos livrarmos dessa competição desenfreada. Vamos ser colaboradores e não competitivos e aí sim todos saímos ganhando.

Deixe um comentário

2 ideias sobre “Sobre nossa criação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud